Sem conseguir chegar a um acordo com o Bragantino por Léo Ortiz, o Flamengo busca outras opções no mercado para a zaga. A bola da vez é o português Domingos Duarte, do Getafe, da Espanha. Cria do Sporting, mas preterido em Lisboa, o defensor fez carreira na Espanha e, com boas atuações por lá, virou opção para Fernando Santos na seleção portuguesa. 

O alvo flamenguista tem 28 anos, e começou nas categorias de base do Estoril, clube do Sul de Portugal. Ainda no sub-17, se mudou para Alvalade e terminou a formação no Sporting. Nunca, porém, teve a chance de jogar profissionalmente nos Leões. 

Duarte nunca escondeu o desejo de ter defendido o Sporting, e em entrevistas recentes deixou claro que voltar ao clube, para provar que teria condições de lá jogar, é um objetivo para o futuro. Em Portugal, profissionalmente, o zagueiro só jogou em Belenenses e Desportivo Chaves. 

Em 2018, após somar 58 partidas na Liga Portuguesa por essas equipes, Domingos Duarte se mudou para a Espanha. Foi para a La Coruña, jogar a segunda divisão espanhola pelo tradicional Deportivo. Segundo o zagueiro, a segunda divisão espanhola era mais competitiva que a primeira divisão em Portugal.

Foi uma das melhores temporadas da carreira do zagueiro, que marcou quatro gols em 43 jogos. O Deportivo teve a segunda melhor defesa do campeonato, mas acabou perdendo a vaga na primeira divisão no playoff para o Mallorca. Após ter vencido por 2 a 0 na ida, acabou derrotado em Palma de Mallorca por 3 a 0

Quem conseguiu o acesso foi o Granada, que, atento ao desempenho do português, o levou para a Andaluzia por três milhões de euros, pagos ao Sporting. Nas temporadas seguintes, Domingos Duarte se firmou como zagueiro de primeira linha no futebol espanhol. 

Carreira na Espanha e seleção

Nos primeiros meses de Granada, o zagueiro foi escolhido para a seleção revelação do primeiro turno de La Liga. O Granada, recém-promovido, terminou o campeonato com vaga na Liga Europa, resultado histórico para o clube. 

Na temporada seguinte, o Granada fez uma campanha histórica na Liga Europa, alcançando as quartas de final. O clube deixou pelo caminho o Napoli. Nas quartas, Duarte acabou se machucando no jogo de ida, contra o Manchester United, e foi substituído com 54 minutos. Os Red Devils avançaram às semifinais com duas vitórias por 2 a 0. 

@FPF

As lesões atrapalharam o português em sua terceira temporada na Andaluzia. Depois de temporadas de 39 e 42 jogos, Duarte somou apenas 21 partidas e chegou a ficar mais de três meses fora de ação. 

De 2019 a 2022, o defensor esteve, também, algumas vezes entre os convocados de Fernando Santos para a seleção portuguesa. Embora não estivesse entre as primeiras opções do grupo, era chamado sempre em caso de lesão de algum dos companheiros. No período, somou três partidas como titular de Portugal, dois em amistosos e uma pelas Eliminatórias para a Copa. O defensor, entretanto, não esteve no Catar. 

Ainda em 2022, Domingos Duarte foi comprado pelo Getafe, por um milhão de euros, após rebaixamento do Granada, e já somou 47 partidas pelo clube, 44 delas como titular. O zagueiro marcou um gols, levou 18 cartões amarelos e três vermelhos. No período, o Getafe sofreu 64 gols. Os Azulones lutaram contra o rebaixamento na temporada anterior, e na atual ocupam a décima colocação. 

Domingos Duarte é um zagueiro protagonista na primeira fase de construção, com boa capacidade no passe longo, e também progressão com bola. É um jogador que assume muitos riscos na saída de bola. Tem 1,90cm, perfil magro, com certa velocidade para acompanhar os atacantes e tem por característica ser agressivo nos duelos por baixo. 

Em entrevista para a imprensa portuguesa ainda em 2023, Domingos Duarte havia almejado duas coisas para a sequência da carreira: retornar para a seleção portuguesa e seguir fazendo carreira na Europa. O Fla tenta o demover de um dos planos.

Segundo a imprensa espanhola, já há acordo encaminhado para a transferência do zagueiro ao Brasil. O Fla tem representantes na Espanha, e devem avançar no negócio na próxima semana. 

Portugal

Domingos Duarte

NomeDomingos de Sousa Coutinho Menezes Duarte

Data de Nascimento/Idade1995-03-10(28 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

PosioDefensor (Zagueiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *