A primeira fase do Campeonato Paulista 2024 terminou neste domingo. Palmeiras x Ponte Preta, Santos x Portuguesa, São Paulo x Novorizontino e RB Bragantino x Inter de Limeira são os confrontos das quartas de final que começam neste final de semana. Ituano e Santo André foram rebaixados para a Série A2 de 2025.

No Grupo A, o Santos terminou em primeiro lugar com 25 pontos e agora volta a disputar a fase mata-mata do Paulistão, algo que não acontece desde 2020. O Peixe enfrenta nas quartas a Portuguesa, que conquistou 10 pontos – a menor pontuação entre os times classificados.

No Grupo B, o atual campeão Palmeiras finalizou a primeira fase de grupos invicto e líder geral do torneio. Foram 28 pontos conquistados de 36 possíveis. O Verdão joga contra a segunda colocada Ponte Preta, que somou 17 pontos.

Pelo Grupo C, o Corinthians somou 14 pontos, ficou em terceiro lugar na tabela e foi eliminado logo na primeira fase, fato que não acontecia desde 2014. RB Bragantino (21 pontos) e Inter de Limeira (17 pontos) fazem o confronto das quartas de final.

Por fim, o São Paulo encerrou sua participação no Grupo D como líder empatado com o Novorizontino (ambos 22 pontos). O Tricolor ficou à frente do time do interior graças ao saldo de gols (8 contra 6). As duas equipes duelam pelas quartas.

Luta contra o rebaixamento
Já a luta contra o rebaixamento era entre Guarani, Ituano e Santo André. O Bugre escapou após vencer o RB Bragantino por 1 a 0. Esse resultado rebaixou automaticamente o Ramalhão e o Galo de Itu para a Série A2 de 2025.

Melhor e pior ataque
Com 20 gols marcados em 12 jogos, Palmeiras e São Paulo tiveram os melhores ataques da primeira fase da competição. Em contrapartida, o Ituano fez apenas 5 e teve a pior pontaria do torneio.

Melhor e pior defesa
Com apenas 9 gols sofridos, Palmeiras, RB Bragantino e São Bernardo foram as melhores defesas dessa fase. Já o Ituano foi o clube mais vazado com 19 gols contra.

Times mais indiciplinados
Portuguesa e RB Bragantino foram os times mais indiciplinados da primeira fase do Paulistão. A Lusa teve 34 cartões amarelos e o RB Bragantino 5 cartões vermelhos.

No geral
No geral, segundo o canal de estatísticas do R7, a primeira fase do Campeonato Paulista 2024 terminou com 211 gols, 427 cartões amarelos, 29 cartões vermelhos, 76.368 passes, 2338 chutes e 733 finalizações a gol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *