CNN Esportes

O nadador Bruno Fratus anunciou que não disputará os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O comunicado foi realizado na tarde desta terça-feira (30) pelas redes sociais do atleta.

O medalhista olímpico, que passou por uma recente cirurgia no joelho, alegou não estar apto para participar da seletiva brasileira, que será realizada entre os dias 6 e 11 de maio.

“É uma decisão muito difícil, mas preciso recuperar meu corpo e minha mente. Trabalhei muito para superar as lesões e as cirurgias dos últimos anos. Ficar fora dos Jogos de Paris é um golpe duro. Não consegui me preparar da maneira como gostaria, como deveria, foram períodos longos de recuperação, meses de dores, limitação de movimentos, e isso tudo impactou demais no planejamento”, explicou Fratus.

Bronze nos 50m livre nos Jogos de Tóquio, o nadador explicou que a decisão foi tomada em acordo com a família, que vem o apoiando no processo de recuperação da cirurgia que realizou em fevereiro deste ano.

“Tentei até onde pude, eu me dediquei ao máximo, mas cheguei ao meu limite físico, mental e emocional. É muito difícil aceitar isso, mas chega um momento em que o ser humano por trás do atleta precisa ser priorizado. Conversei com a minha família, minha equipe, com os médicos, e tomamos essa decisão em conjunto”, disse o atleta.

A operação no joelho não é a única lesão que interrompe o caminho de Fratus rumo à próxima Olimpíada. O nadador passou por outras três cirurgias no ombro direito, onde desenvolveu dores crônicas que o atrapalharam na rotina de treinamentos e preparação para campeonatos.

Não estou em condições de nadar o meu melhor. É uma constatação dura, mas seria incoerente e egoísta ir até Paris sabendo que não estou em condição de representar o Time Brasil de forma adequada, sem a certeza de estar em plenas condições de lutar pelo ouro. O momento pede que eu cuide de mim

Bruno Fratus

“Este é um daqueles momentos em que a saúde clama por atenção. Quero agradecer o apoio incondicional do COB, do meu clube, Pinheiros, e de todos os meus patrocinadores e apoiadores que conseguem enxergar o ser humano por trás do atleta e compartilham dos mesmos valores e sentimentos que eu”, finalizou.

Seletiva olímpica de natação

A seletiva olímpica de natação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontece nos dias 6 e 11 de maio, no CT Olímpico da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. A competição definirá quais serão os representantes do Time Brasil na modalidade.


Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

versão original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *