Quando a brasileira Larissa Pimenta conquistou o bronze no judô ao derrotar a italiana Odette Giuffrida na Olimpíada de Paris, na categoria até 52kg, ela não estava apenas entrando para a história do esporte brasileiro, mas transformando o “status” de uma vizinhança apaixonada por esportes.
A judoca foi recebida com festa quando retornou da capital francesa com uma medalha na bagagem. Durante a competição, ela foi acompanhada por uma torcida apaixonada, que reside no mesmo condomínio da medalhista, na zona oeste de São Paulo.
Quem organizou essa singela homenagem foi a ex-ginasta e ex-esquiadora Josi Santos. Ela é esposa de Tiago Testa, fisioterapeuta da comissão técnica brasileira do judô, que também foi homenageado. Santos contou à CNN Brasil que a motivação veio antes mesmo da conquista olímpica.
“Eu pude ter o privilégio acompanhar esse ciclo olímpico dela mais de perto, onde pude entender melhor os desafios que uma judoca passa”, disse Josi Santos.
A amiga e vizinha conta que, durante a preparação para a Olimpíada de Paris, a judoca passou por uma lesão no joelho direito, que trouxe incertezas sobre sua presença nos Jogos. Foi nesse momento que a experiência de atleta e os conselhos de amiga ajudaram Larissa na recuperação.
“Eu disse que ela ia sair dessa cirurgia muito mais forte e que a recompensa dela seria a medalha olímpica. Então a homenagem para ela foi desse momento que ela viveu, esse medo que ela passou de não conseguir se classificar e eu acreditar que sim, que era possível e ela merecia essa medalha mais do que ninguém”, completou Josi.
A ex-atleta, que foi campeã sul-americana de ginástica em 1998, atualmente é treinadora de ginástica no São Paulo. Ela foi companheira de Laís Souza na equipe brasileira de esqui e disputou os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, na Rússia, quando a amiga se acidentou durante a preparação.
A história de amizade entre Josi e Laís conta mais um capítulo: a filha de Josi, com 4 anos de idade, leva o nome de Laís em homenagem à amiga.
Comemoração teve cartaz e recepção festiva
A judoca chegou em São Paulo na manhã desta quarta-feira (7), e por volta das 10h foi recebida por um grupo de aproximadamente 50 pessoas, que aguardavam ansiosos na portaria do condomínio. Entre eles, adultos e crianças vestiam kimono em homenagem à medalhista de bronze.
A mensagem trazida na homenagem parabenizava Larissa e Tiago pela performance na Olimpíada de Paris.
Na chegada da van que trazia os membros da comissão olímpica, os vizinhos registraram a recepção aos “representantes olímpicos do condomínio”. Na visão de Josi, a mobilização em torno da recepção deve ser festejada pela vizinhança, que agora conta com mais uma atleta olímpica.
No registro feito por vizinhos, a judoca que levou bronze em Paris foi ovacionada por admiradores. Abraçada pelos presentes, ela pousou para fotos com os fãs.