A competição sul-americana, que tem início em 1960, já conta com 25 clubes diferentes coroados como campeões, 11 deles são do Brasil. No entanto, a Argentina leva uma pequena vantagem, com 25 títulos conquistados ao todo.

Entre os clubes que disputam a Copa Libertadores, o Independiente da Argentina se destaca como o maior detentor de títulos, com 7 conquistas. O Boca Juniors, também da Argentina, vem logo atrás com 6 títulos. Montevideo’s Peñarol, do Uruguai, aparece em terceiro lugar com 5 títulos.

Brasil tem 9 clubes entre os vencedores da competição

Entre os vencedores da Libertadores, o Brasil possui 9 clubes que já levaram o troféu para casa. São Paulo, Grêmio, Santos, Palmeiras e Flamengo, por exemplo, já conquistaram a competição 3 vezes cada. Cruzeiro e Internacional têm 2 títulos cada. Já Corinthians, Atlético-MG e Vasco da Gama conquistaram a taça uma única vez.

No entanto, a vitória do Fluminense no último sábado inscreveu o time na pequena lista de campeões da competição, marcando a conquista inédita de seu primeiro troféu Libertadores, e fazendo do Brasil o país com maior variedade de clubes vencedores na competição.

Conquista do Fluminense insere clube em lista seleta

Com a vitória contra o Boca Juniors, o Fluminense se junta a outros clubes brasileiros e sul-americanos que já tiveram a honra de levantar o troféu da competição mais importante do continente. Além de ser um marco na história do clube, o título da Libertadores eleva o futebol brasileiro, reafirmando a força dos clubes do país no cenário internacional. Confira a lista completa:

  • Independiente (ARG) – 7 Títulos
  • Boca Juniors (ARG) – 6 Títulos
  • Peñarol (URU) – 5 Títulos
  • River Plate (ARG) e Estudiantes (ARG) – 4 Títulos
  • Olimpia (PAR), Nacional (URU), São Paulo (BRA), Grêmio (BRA), Santos (BRA), Palmeiras (BRA) e Flamengo (BRA) – 3 Títulos
  • Cruzeiro (BRA), Internacional (BRA) e Atlético Nacional (COL) – 2 Títulos
  • Fluminense (BRA), Colo-Colo (CHI), San Lorenzo (ARG), Racing (ARG), Vélez Sarsfield (ARG), LDU (EQU), Argentinos Juniors (ARG), Corinthians (BRA), Atlético-MG (BRA), Vasco (BRA) e Once Caldas (COL) – 1 Título

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *