O Ministério do Esporte enviou nessa sexta-feira (10) um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando a paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024. O documento é endereçado ao Presidente da entidade Ednaldo Rodrigues.

“Diante da catástrofe que se segue, a solicitação se faz necessária muito além dos estádios de futebol, campos de treinamento, concentração e local físico onde todos envolvidos no esporte circulam, mas por todas as pessoas, familiares e seus entes que se doam neste momento na sobrevivência e reconstrução de casas e tudo mais afetado” cita um trecho do ofício.

No documento assinado pelo ministro André Fufuca, não sugere data ou por quanto tempo o campeonato deve ficar parado. Mas em entrevista à CNN, o ministro afirmou que a solicitação do Governo seria para as séries A,B,C e D e tanto do masculino quanto do Feminino.

“Eu acho que deveria ser paralisado. É um prejuízo humanitário de um lado e esportivo também. Parar por duas semanas seria razoável” afirmou o ministro.

Fufuca também informou que o ministério está aberto para dialogar e encontrar um caminho conjunto.

A CBF já tinha confirmado, na última terça-feira (7), o adiamento das partidas envolvendo clubes gaúchos por todas as competições nacionais, incluindo três das quatro divisões do Campeonato Brasileiro masculino, feminino e Sub-20, além da Copa do Brasil.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou no início da tarde de hoje que o número de mortes subiu para 116 pessoas. Ainda estão desaparecidos 143. O total de desalojados é de 337.346 pessoas.

Veja a íntegra do ofício:

Senhor Presidente,

  • 1. Com os meus cordiais cumprimentos, em atenção ao Estado de Calamidade Pública decretado pelo Governo do Estado do Rio
    Grande do Sul, na forma do Decreto nº 57.596, de 1º de maio de 2024 e reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, conforme Portaria nº 1.377/2024, publicada à página 1, da Seção 1 – Extra C, da edição nº 85-C do Diário Oficial da União de 5 de maio de 2024, solicito que seja realizada a paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol/ 2024.
  • 2. Diante da catástrofe que se segue, a solicitação se faz necessária muito além dos estádios de futebol, campos de treinamento,
    concentração e local físico onde todos envolvidos no esporte circulam, mas por todas as pessoas, familiares e seus entes que se doam neste momento na sobrevivência e reconstrução de casas e tudo mais afetado.
  • 3. Importa-se mencionar que, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, já chega a 107 o numero de mortes por causa das
    chuvas; 134 desparecidos, e a quantidade de pessoas desalojadas já passam de 330.000. No total, 1,74 milhão de gaúchos foram afetados de alguma forma pelas enchentes. Chega a 431 o número de municípios atingidos, o equivalente a mais de 80% das cidades do estado. Ou seja, é desoladora a situação em que se encontram jogadores e familiares, de forma imensurável o quanto o físico e psicológico desses atletas foi afetado.
  • 4. Assim, em razão de tão fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul desde o dia 29/04/2024 e, sendo de amplo
    conhecimento no Estado Brasileiro a tragédia que se instaura naquele estado da Federação, entende-se também que todo o País está envolvido no apoio aos jogadores e familiares, bem como a toda a população daquela região.
  • 5. Por todo o exposto, estas são as razões da presente solicitação, para que seja paralisado do Campeonato Brasileiro de Futebol
    deste ano de 2024.

Atenciosamente,

ANDRÉ LUIZ CARVALHO RIBEIRO

Ministro de Estado do Esporte


Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *