CNN Esportes

O CNN Esportes S/A deste domingo (30) foi até a Flórida e conversou com Carlos Osorio, diretor financeiro, e com Pedro Araujo, diretor de marketing. Ambos trabalham no Orlando City e no Orlando Pride.

Os brasileiros explicaram as principais diferenças entre o futebol no Brasil e no Estados Unidos, além de apontar caminhos para a criação de uma liga única no país.

“Os modelos de negócios são completamente diferentes. No Brasil você tem as agremiações, e os sócios são donos dessas agremiações, vamos dizer dessa forma. Essas agremiações então se filiam às federações e fazem parte dos torneios. Aqui não. Aqui quem detém o direito de desenvolver a liga ou a MLS é a própria MLS, e os clubes são sócios da MLS […] todos nós, os 30 clubes, somos sócios com o mesmo percentual acionário da liga“, explicou Carlos Osorio.

Osorio ainda contou que a liga americana tem seus próprios executivos, que determinam as regras tanto pro futebol, quanto pra gestão do negócio. Ainda assim, os clubes possuem grande autonomia, e as decisões são tomadas em conjunto.

“Tem várias regras que são ditadas pela liga e todos os grupos têm que acompanhar, mas também existem os comitês dos quais os donos dos clubes participam e votam por aquilo que eles acham que é mais interessante para o desenvolvimento da liga e dos times. A participação é 100%, todo mundo participa, todo mundo debate e se decide o que é melhor, não só pra liga, mas pro desenvolvimento do esporte […] um negócio forte e robusto atrai muito mais investimento, atrai muito mais patrocinador e é bom pro crescimento de todo o esporte”, disse o diretor financeiro do Orlando City.

União entre os clubes

Diferente da gestão nos Estados Unidos, os clubes brasileiros travam uma briga diante da unificação da liga. Atualmente, existe uma divisão entre dois blocos comerciais: a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU).

A intenção inicial era de criar uma liga única que organizasse as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, mas após apresentarem divergências, se tornaram dois blocos comerciais distintos.

O mais importante, no meu ponto de vista, é o alinhamento entre os clubes. Acho que o produto liga que a gente tem hoje é muito responsável pelo sucesso dos clubes daqui. O momento em que o Brasil conseguir atingir isso, vão ter benefícios que a gente nem consegue mensurar.

Pedro Araujo, diretor de marketing do Orlando City e do Orlando Pride

CNN Esportes S/A

Com a presença de Carlos Osorio e Pedro Araujo, o CNN Esportes S/A chega à 54ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o futebol.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.


Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *