O futebol 2024 traz boas novas, o Cartão Azul. Tente se lembrar de alguma partida no futebol ao vivo marcante. Seu time parte em um contra-ataque. Mas, só pra ter a jogada toda interrompida por uma falta estratégica do jogador de futebol. Dá uma raiva.

O Cartão Azul chega pra tentar uma solução no futebol 2024. Essa nova regra do futebol busca um caminho do meio entre os vermelhos severos e os amarelos que por vezes passam batido.

A ideia é ver menos cena, menos reclamação, e quem sabe ver um futebol na tv mais rápido. Será um passo à frente, ou só mais uma dor de cabeça envolvendo arbitragem? Qual é a desse cartão azul, afinal? Vamos direto ao ponto.

Cartão Azul no futebol ao vivo: O que você precisa saber

Esqueça aquelas agarradas ou puxões de camisa pra interromper um ataque promissor. Agora, com o azul, os árbitros podem botar pra quebrar com essas faltas estratégicas. Sem expulsar de vez.

Essa é a boa ideia do cartão azul. E por falar em boa ideia. A Tips.gg tem os principais destaques do futebol em tempo real para você se atualizar. Nada melhor que clarear a mente.

Com o cartão azul, isso dá um período de reflexão forçada. Mau comportamento agora é 10 minutos fora.

Se você já viu no rugby, jogadores indo ficar de “castigo”, é meio parecido. A regra foi inspirada exatamente no Penalty Box, do rugby. No futebol, quem leva o azul também pode voltar depois de um tempo. Ao contrário de um vermelho.

No caso de expulsão, será preciso o jogador receber dois cartões azuis ou um amarelo e um azul. Nesse caso é tchau jogador.

Um toque de cor? Não é pra fazer arte, não! O azul serve para melhorar a visibilidade. Um jogador nunca vai dizer que não viu que o árbitro ta mostrando uma nova cor, né?

O amarelo, o vermelho e o novo azul: Por que agora?

A decisão do cartão azul, nas cores dos cartões de futebol, veio pela International Football Association Board (IFAB) em 08 de fevereiro de 2024. E não porque meia dúzia de torcedores ficaram pistola depois de um jogo ruim.

Vamos pensar que os de terno e gravata também se encheram desses problemas no campo de futebol.

Durante anos, zagueiros malandros das ligas de futebol se safam dando aquelas agarradas descaradas. Os juízes finalmente terão autoridade pra acabar com essa de falta estratégica.

Além disso, jogadores vão pensar melhor antes de atazanar o juiz. Não tem respeito pelo árbitro? Vai descansar uns minutinhos ali, vendo seu time se virar.

Para aqueles jogos que tem mais encenação do que pouca bola de futebol rolando. O azul dá aquele empurrãozinho pra um futebol ao vivo mais limpo e ágil.

Se a IFAB realmente liga pras melhorias que nós torcedores estamos cansados de pedir? Acredito que no futebol profissional isso não está no topo da lista deles.

Mas se tem um futebol mais fluente, é mais tempo de audiência. Se tem audiência é mais para os de cima. Entende o que digo? Isso explica muito. É válido discutir o que está por trás dessas mudanças.

Cartão Azul no campo de futebol: Será que vai dar certo?

Assistente de arbitragem de futebol levantando uma bandeira de impedimento

Assistente de arbitragem de futebol levantando uma bandeira de impedimento (Imagem por Flickr)

Chegamos em um momento decisivo. Essa situação do cartão azul pode ser uma aposta arriscadíssima. Daquelas que a vergonha bate, ao ter que desfazer a coisa. Ou seguir em frente e deixar rolar.

A previsão é que o novo cartão azul comece seu testemunho a partir de junho de 2024. A Copa da Inglaterra será a “beneficiada” de mostrar ao mundo pelo futebol ao vivo a performance do cartão azul. Assistir futebol online nessa data será prioridade.

Nada de cartão azul na Premier League. Pense mais em campeonatos e copas regionais. Lugares onde um errinho visto no futebol na tv, não vira notícia mundial. Então, não, as ligas europeias estão de fora por hora.

De início, é bem provável que algum jogador de futebol levará azul sem muita intenção. Até todos se acostumarem com essa novidade no futebol. Lembra do caos do VAR?

Pode ser que teremos que lidar com muitos jogos parados. Que é exatamente o que o cartão azul deveria consertar.

FIFA, UEFA e FA dão seus dizeres

Mudanças enormes sempre causam um rebuliço! Preste atenção em quem é a favor e quem ta achando uma péssima ideia. Olhos atentos em onde esses cartões azuis podem rolar de verdade.

  • FIFA “Vamos experimentar, por enquanto”: A grande FIFA vem apoiando os testes da novidade no futebol.
  • UEFA “Comigo não”: Aqui a confusão já começou. O chefão UEFA, Aleksander Čeferin, não esconde que odeia esses cartões azuis.
  • Futebol inglês “Aberto a esquisitices”: A Copa da Inglaterra, FA Cup, quase sempre serve de cobaia. Arriscando com aquele público menor. Antes de virar regra mundial. Então, veremos em primeira mão o cartão azul aqui.

Acompanhe de perto as novidades do futebol. Nada é certo. Um dia ruim é capaz de mudar como vai funcionar isso dentro das federações. Além de que, pra evitar escândalos, a IFAB pode mudar regras de última hora.

Conclusão

Então, Cartão Azul: Gênio ou artifício? Por enquanto, estamos apenas observando e esperando. 

A mudança traz entusiasmo, mas também ansiedade. Mesmo assim é um debate que compramos. E você, quais são os seus pensamentos sobre?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *